Fogo no prédio da Fepam, SEMA – RS e a dança das cadeiras na secretaria….

Tudo vai muito mal no que diz respeito a proteção ambiental no Rio Grande do Sul.

Falta de comprometimento, péssima gestão dos órgãos mais importantes do Estado para a gestão ambiental, fiscalização e licenciamento ambiental, seguem moribundos.

Jussara Cony deixa a secretaria do Meio Ambiente para concorrer a vaga de Vereadora de Porto Alegre, quem assume a SEMA é Helio Corbelini.

Desde que assumiu a pasta ambiental no Governo Tarso, o PC do B não conseguiu mostrar a que veio, ou melhor, não conseguiu mostrar aos movimentos ambientais o mínimo que se esperava para esta pasta.

 O atual Governo do Estado, ao distribuir secretarias aos partidos aliados, deixa de cumprir com suas propostas, ao mesmo tempo que permite que se desconstrua o trabalho e a importância da SEMA, uma secretaria criada em um distante governo petista. O atual descaso deixa claro que proteção ambiental, aquela que garante a manutenção da qualidade do ar, manutenção da qualidade da água, solo e assim garante a manutenção da vida, não é uma prioridade neste Estado.

leia mais aqui: http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2012/04/05/carta-dos-funcionarios-da-fepam-sobre-a-crise-na-politica-ambiental/

e aqui: http://apedemars.wordpress.com/


2 respostas para “Fogo no prédio da Fepam, SEMA – RS e a dança das cadeiras na secretaria….

  • João

    No que diz respeito ao Meio Ambiente, o atual Governo ainda não disse a que veio. A escolha da Secretária da SEMA demonstra o descaso dado a essa pasta. O Meio Ambiente foi equiparado ao Turismo, ambos oferecidos a um partido oportunista como pagamento pelo apoio político. A falta de tradição do PCdoB em assuntos ambientais, o modo stalinista e centralizador de gestão e a inabilidade da ex-Secretária Jussara Cony fizeram da SEMA uma das secretarias mais frágeis, desorientadas e desatendidas nesse primeiro ano de gestão. A folclórica neo-comunista, com sua postura impertinente, sem trânsito ou penetração nem no Governo nem entre os seus funcionários, não teve capacidade de tornar o Meio Ambiente uma prioridade, de estabelecer uma política ambiental, de conduzir a reestruturação da SEMA, de atender às demandas dos servidores e de trazer os investimentos necessários. A atuação de Jussara se resumiu a estar presente, tanto quanto possível, nos eventos e cerimoniais promovidos por diversos setores da sociedade e da economia adotando um discurso vazio, sem se posicionar claramente, tomando sempre o cuidado de não contrariar interesses, buscando apenas se promover. Internamente, deu seguimento a políticas da gestão anterior, como o Plano Ar, Clima e Energia (PACE), convênio firmado no Governo Yeda com uma consultoria francesa, seguiu priorizando a agilidade na concessão de licenças e se omitiu ou mesmo impediu a manifestação técnica das suas fundações vinculadas sobre questões ambientais importantes para o Estado e para o País, como o Código Florestal. Recentemente, no Fórum Social Temático, foi representada pelo Presidente da FEPAM, Carlos Fernando Niedersberg (também do PCdoB) que elencou as metas da SEMA: saneamento básico, resíduos sólidos e matriz energética. Não foram mencionados os temas biodiversidade, conservação, educação e gestão ambiental. E com o mesmo descompromisso, Jussara deixa agora a SEMA em situação crítica para concorrer à vereança e reforçar a campanha da afilhada Manuela. E aí, beleza? É hora de os ambientalistas com influência no Governo agirem e exigirem na direção da SEMA um nome com afinidade com a temática ambiental, que considere as opiniões dos técnicos e que defenda um plano de meio ambiente sério para o Estado. Nota: Hélio Corbelini NÃO é esse nome.

  • nel.rs@hotmail.com

    Se a secretária do Meio Ambiente não consegue resolver seus problemas, como estão querendo assumir a responsabilidade da Fauna Gaucha, estão brigando para assumir a responsabilidade de mais de 15.000.00 Criadores, querem o Sisspas com a indicação do Ibama, mais não conseguem resolver o seus problemas internos. Imaginem o que ira acontecer. Isto tudo é uma palhaçada. Secretária da Agricultura Já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 80 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: