Os Amigos da Terra Brasil convidam para o lançamento do filme “A era da estupidez” (Age of Stupid) em Porto Alegre

A Estréia do Filme será no dia 22 de Setembro, às 21h40min, na sala 2 do Unibanco Arteplex do Shopping Bourboun Country.

Após a exibição do filme haverá um debate com os representantes dos Amigos da Terra Brasil, com o objetivo de provocar a reflexão sobre as soluções reais necessárias para deter o aquecimento global e fortalecer as comunidades já afetadas na transformação rumo a sociedades sustentáveis.

BRASIL PARTICIPA DO LANÇAMENTO MUNDIAL DE “A ERA DA ESTUPIDEZ” (THE AGE OF STUPID) EM 22 DE SETEMBRO.

Filme que questiona a passividade humana diante da ameaça do aquecimento global será exibido em sessões únicas em mais de 40 países

No dia 22 de setembro, mais de 40 países participarão da première mundial de “A era da estupidez” (The Age of Stupid), filme que chama a atenção para a necessidade de governantes e cidadãos de todo o mundo agirem contra o aquecimento global. Distribuído no Brasil pela MovieMobz, o filme será exibido em sessão única nos cinemas de onze cidades. O lançamento conta com o apoio das ONGs Greenpeace e Instituto ­­e em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Salvador, Fortaleza, Juiz de Fora, Curitiba e Santos. Em Porto Alegre, o apoio será da ONG Amigos da Terra Brasil. O circuito estará disponível no site da MovieMobz (www.moviemobz.com/aeradaestupidez) a partir do dia 16/9.

“A era da estupidez” se passa em 2055 e tem no papel principal o ator inglês Pete Postlethwhaite, indicado para o Oscar em 1994. Ele interpreta o ‘arquivista’, um homem solitário que vive num mundo devastado pelo aquecimento global e que consome seu tempo catalogando o passado. O filme mostra Postlethwhaite examinando imagens de 2007 e se perguntando por que a humanidade não tomou providências contra a crise climática quando ainda havia tempo.

A exibição do longa-metragem está vinculada a uma grande campanha ambiental, apoiada por celebridades e organizações não-governamentais de todas as partes. O objetivo é influenciar os principais líderes políticos mundiais a assinarem, em dezembro deste ano, na 15ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP 15), em Copenhagen, o tratado que obriga as nações a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de forma que o aumento de temperatura do planeta não ultrapasse os 2º C.

“Nossas ações contra as mudanças climáticas irão definir a nossa geração, assim como o fim do apartheid, a abolição da escravidão e a chegada do homem na lua definiram gerações anteriores. No momento, vivemos na era da estupidez, mas, apesar do pouco tempo que nos resta, ainda é possível mudar esta situação”, afirma a diretora do filme, Franny Armstrong.

O palco principal do lançamento de “A era da estupidez” será em uma tenda especialmente montada para a exibição do filme, inteiramente abastecida por energia solar, em Manhattan, Nova York. A cerimônia será apresentada pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, a atriz Gillian Anderson (“Arquivo X”), a diretora Franny Armstrong, a produtora Lizzie Gillett e o protagonista do filme, Pete Postlethwaite, ator indicado ao Oscar em 1994, por “Em nome do pai”. A noite de gala terá ainda show de Thom Yorke, vocalista do Radiohead, banda vencedora de um Grammy em 2009, bastante conhecida por seu engajamento em assuntos socioambientais.

Os convidados serão recebidos com tapete verde e chegarão à festa através de transportes alternativos, como barcos, bicicletas, skates, veículos movidos a biodiesel de óleo de fritura e riquexós (táxis ecológicos de tração humana). Toda a energia utilizada no evento resultará em apenas 1% do carbono normalmente emitido em uma pré-estreia tradicional.

Com um orçamento de £ 450 mil, “A era da estupidez” é uma produção independente financiada através da venda de cotas de participação para 223 indivíduos e grupos que se preocupam com a mudança climática.

A ERA DA ESTUPIDEZ (The Age of Stupid)

Reino Unido, 2009, 100 min
De Franny Armstrong

Com Pete Postlethwaite

Distribuição: MovieMobz

SINOPSE

“A era da estupidez” mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

Site oficial: http://www.ageofstupid.net

Fotos em alta resolução: http://www.ageofstupid.net/image/tid/1229

Trailer : http://www.youtube.com/watch?v=VoboNQgCsGY

“A Era da Estupidez representa o maior desafio que humanidade já enfrentou. É fascinante e assustador.”

Gael Garcia Bernal, ator

“Eu fiquei me perguntando: ‘como posso reduzir meus voos?’, ‘posso instalar uma turbina de vento em casa?’. O filme definitivamente vai mudar a minha vida. Foi tão poderoso e impactante que eu queria que durasse mais uma hora.”.

Gillian Anderson, atriz

“O discurso mais poderoso sobre mudanças climáticas já produzido.”

Mark Lynas, autor de “Six Degrees: Our Future on a Hotter Planet”

“Penso que “A era da estupidez” seja uma previsão poderosa dos efeitos da mudança climática, da urgência e motivos pelos quais devemos agir o mais rápido possível.”

Ed Miliband, Secretário de Estado para Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido.

“Motivador e contantemente surpreendente… a primeira dramatização de sucesso sobre mudanças climáticas a alcançar o cinema”

THE GUARDIAN, REINO UNIDO

“Intenso, totalmente provocativo e enormemente importante… Um grito do coração e um pedido desesperado por uma mudança necessária.”

THE DAILY TELEGRAPH, REINO UNIDO

“A mais imaginativa e dramática abordagem sobre a complacência institucional quanto ao assunto”

THE TIMES, REINO UNIDO

Sobre a MovieMobz

A MOVIEMOBZ é a primeira distribuidora do mercado mundial a operar exclusivamente por meio do lançamento de filmes em cinemas no formato digital, tecnologia hoje disponível em mais de 205 salas e 27 cidades no país, através do Sistema da RAIN DIGITAL CINEMA. A empresa foi criada por Marco Aurélio Marcondes, veterano do mercado de cinema e ex-sócio do consórcio Europa Filmes & MA Marcondes e os fundadores da Rain Digital Cinema, Fábio Lima e José Eduardo Ferrão, pioneiros do cinema digital no país. A MOVIEMOBZ é também precursora na programação de filmes, em salas de cinema, a partir da demanda do consumidor. Através do site http://www.moviemobz.com, uma rede social que agrega conteúdo digital para fãs de cinema, o usuário pode programar sessões dos filmes a que deseja assistir, mobilizar os amigos para marcá-los nas salas de sua preferência, ver e trocar informações, e conhecer pessoas com os mesmos interesses. No ar desde o dia 7 de julho de 2008, o site já promoveu mais de 100 sessões mobilizadas, em oito cidades brasileiras.

Sobre o Greenpeace

O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiamos os tomadores de decisão a reverem suas posições e mudarem seus conceitos. Também defendemos soluções economicamente viáveis e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações.

Sobre os Amigos da Terra Brasil

O Núcleo Amigos da Terra Brasil é uma ONG que há mais de 40 atua na defesa do meio ambiente no Brasil. Como membro nacional da Federação Internacional Friends of the Earth, tem como lema resistir, mobilizar e transformar na construção de sociedades sustentáveis. Trabalha pelo fortalecimento dos atores locais e das populações já afetadas pelo aquecimento global na luta por Justiça Climática.

Sobre o Instituto e

O Instituto e é uma associação civil sem fins lucrativos, cuja missão é a de promover e posicionar o Brasil como protagonista em desenvolvimento humano sustentável, através da criação e gestão de uma rede que potencialize sinergias entre diferentes iniciativas e agentes da sociedade. Foca em comunicação para influir, sensibilizar e educar em prol dos cincos “e”s que definem suas linhas de atuação: earth, environment, education, energy e empowerment. Dentre seus parceiros, encontram-se Osklen, Unesco, ISA, Renctas, WWF, EcoFuturo, ABTH, ICMBio, Instituto Ecológica, Cantor CO2 e Brazil Foundation.

Anúncios

2 respostas para “Os Amigos da Terra Brasil convidam para o lançamento do filme “A era da estupidez” (Age of Stupid) em Porto Alegre

  • Etél Martins de Oliveira

    Olá … gostaria muito de ter acesso a esse filme, me parece realmente muito bom, porém não encontro em locadoras da cidade. So

  • Etél Martins de Oliveira

    Olá… Gostaria de assistir o filme ” A era da estupidez”, sou professora da área de Ciencias Biológicas e com acesso ao filme repassaria aos meus alunos, porém não encontro nas locadoras da cidade. Como posso adquirir?

    Atenciosamente
    Etél Martins de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: