Ativistas finlandeses pedem à acionistas da Stora Enso que vendam suas ações

 

Finlandeses importunaram os acionistas da papeleira com apontamentos fundamentais

 

Ativistas da organização ambientalista Amigos da Terra Finlândia fizeram um animado protesto em frente a matriz da empresa de papel e celulose, Stora Enso, em Helsinki, na última quinta-feira (31/03), durante a assembléia dos acionistas da empresa.

Com faixas e cartazes um grupo de mais de 30 manifestantes, todos finlandeses, alguns vestindo roupa e maquiagem de palhaço, pediam aos investidores que chegavam ao local, para que vendessem suas ações.


Para os finlandeses as ações da Stora Enso, em países como o Brasil, sob o “disfarce verde”, violam os direitos humanos e são motivo de vergonha. As plantações impõem ameaças ao modo de vida dos pequenos agricultores e à soberania alimentar no Brasil, onde disputam áreas para reforma agrária.

 

Faixa perdurada no 'alto da torre de observação' por manifestantes durante a assembleia de acionistas

 

Dois integrantes da organização escalaram uma torre de mais de 50 metros em frente ao prédio da multinacional para pendurar uma faixa com a mensagem “Stora Logner – Big Lies”, um trocadilho com o nome da empresa associado a mentiras inofensivas, para dizer que na verdade são grandes mentiras.

mensagem aos acionistas na matriz da Stora Enso, Helsinki, Finlândia

Integrantes da Amigos da Terra Finlandia também denunciaram que, ao contrário do que afirma a empresa aos seus acionistas, as plantações de árvores não funcionam como sumidouros de carbono, na verdade, os monocultivos estão destruindo ecossistemas e seus estoques naturais de carbono e biodiversidade.

A Stora Enso é uma empresa tradicional no norte da Europa, que surgiu a partir da fusão da sueca, Stora e da finlandesa, Enso. Atualmente é a maior produtora mundial de papel.

Em seu relatório anual, a papeleira alega possuir 44 mil hectares de eucalipto, distribuídos nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e mais recentemente no Paraná.

A organização Amigos da Terra Finlândia integra uma federação ambientalista internacional presente em mais de 70 países. Entre seus membros, na Inglaterra conta com o líder da banda Radiohead, Thom York. No Brasil, a Amigos da Terra fica em Porto Alegre.

Uma declaração sobre o impacto do setor de celulose no Cone Sul foi distribuído pela Amigos da Terra Brasil e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e também pela Amigos da Terra do Uruguai, Argentina, Chile e Amigos da Terra América Latina e Caribe (Atalc). Leia aqui: DECLARAÇÃO

Um vídeo com dezenas de apoiadores finlandeses e uma mensagem de solidariedade as comunidades de pequenos agricultores  brasileiros afetadas pela monocultura de eucaliptos  circula pelo You Tube:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: