QUARTA TEMÁTICA 28/04/2010

QUARTA TEMÁTICA             

35 mil pessoas de 140 países desafiam o fracasso da reunião de Copenhague sobre o clima e realizam a primeira CONFERÊNCIA MUNDIAL DOS POVOS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PELOS DIREITOS DA NATUREZA, em Cochabamba, Bolívia

 

28/04 – O debate desta quarta no espaço de resistência e transformação da CasaNAT

 será sobre: Cochabamba e o movimento mundial por Justiça Climática, com Camila Moreno e Lucia Ortiz, dos Amigos da Terra, no retorno da Conferência dos Povos sobre Mudanças Climáticas e pela Madre Tierra na Bolívia (http://cmpcc.org)

De 19 a 22 de abril, convocados pelo presidente Evo Morales, diversas organizações, movimentos sociais, povos indígenas, sindicatos e representantes de governos e delegados de mais de 140 países se reuniram para um grande debate democrático e participativo. O evento enfocou o que deveria ser um acordo climático global e soluções reais na perspectiva da sociedade civil e das propostas que os governos deveriam escutar. A reunião foi convocada em reação ao fracasso dos governos na reunião de Copenhague (COP 15, dezembro de 2009) onde ao final prevaleceram os interesses das empresas poluidoras. Ao final de três dias, a sociedade civil produziu um documento alternativo com propostas que já estão incluídas pelo governo da Bolívia como documento oficial de negociações da ONU. Este fato inédito representa uma reviravolta e uma grande chance de desafiar concretamente e com propostas o discurso levado adiante pelos governos, pautado por medidas que não alteram os atuais padrões de produção e consumo, como os controversos mercados de carbono.

Nesta quarta-feira, 28/04, as representantes do Amigos da Terra Brasil na Conferência, estarão no espaço da CasaNAT das 17:00 às 19:00 apresentando os resultados do “Acordo dos Povos sobre a Mudança do Clima” e fazendo um debate aberto sobre as novas perspectivas na conjuntura das negociações mundiais.

              As Quartas Temáticas são abertas à comunidade e acontecem às quartas-feiras, das 17 às 19hs na CasaNAT, na Rua Olavo Bilac,192, na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Sobre as Quarta Temáticas:

Em 2010, este projeto de encontros semanais que já tem 8 anos, vai fazer da futura sede dos Amigos da Terra um ponto de cultura socioambiental, intercalando a realização de debates teóricos sobre os temas relevantes para a cidade com ações práticas de educação ambiental e transformação do espaço urbano.

Sobre a casaNAT:

A casa, construída na década de 20 e cedida pelo Patrimônio da União, abrigará a nova sede dos Amigos da Terra, o Centro de Documentação Magda Renner, e um Centro de Referência em Edificações Sustentáveis em Meio Urbano.

Saiba mais sobre o Projeto CasaNAT em: http://www.natbrasil.org.br/casa_nat/index1.html

AMIGOS DA TERRA BRASIL

www.natbrasil.org.br

Tel. (51) 3332 8884  (14h-17h)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: