Nesta terça-feira dia 22 de junho o PL 388, que permitia a permuta ou a venda de área do Estado no Morro Santa Tereza, foi retirado da pauta de votações pela Casa Civil através do líder governista Dep. Adílson Troca após reunião de líderes da Assembléia Legislativa do RS. Por hora, essa área que pertence ao poder público estadual, concentra vasta área verde a ser preservada e abriga comunidades com demandas históricas de regularização, não estará mais a mercê da especulação imobiliária como previa o projeto do Governo Yeda. Essa foi uma vitória das mobilizações populares, principalmente através das associações dos moradores organizados, como também do Fórum dos Servidores Públicos e de grupos ambientalistas ligados à Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDeMA-RS), que foram às ruas e monitoraram de perto a tramitação do processo na Assembléia Legislativa-RS. Estivemos presentes na comissão de Constituição e Justiça e, depois do pedido de urgência que retirou de forma autoritária a pauta do debate publico nas comissões, no plenário, onde a pressão publica e da oposição colocaram a estratégia do governo que hoje recua bastante exposta aos eleitores, principalmente pelas palavras preconceituosas do Dep. Berfran Rosado, que acusava as comunidades de serem os maiores causadores de degradação ambiental na cidade. Seguiremos mobilizados para que o Morro Santa Tereza continue sendo um patrimônio público, que permita a preservação ambiental, o uso público para a cultura, o lazer, a convivência com a natureza e a permanência das comunidades que devem ser atendidas pela Prefeitura em seus direitos constitucionais de regularização e acesso aos serviços públicos.
23/06/2010
Retirado PL 388 (FASE) Rio Grande do Sul
Esta entrada foi publicada em 0, 23 \23\-03:00 junho \23\-03:00 2010 às 21:24 Você pode seguir quaisquer respostas para esta entrada através do feed RSS 2.0.
Amigos da Terra tWiTTaNdo
Tweets de amigosdaterrabrgaLERia..amigOs.da.TERRa
-
uLtiMaS
- Entrevista especial com Patrícia Binkowski: A expansão da floresta industrial no Rio Grande do Sul
- NOTA DE REPÚDIO AO JORNAL ZERO HORA e AOS INIMIGOS DE CLASSE QUE EXPLORAM OS MAIS POBRES NAS OCUPAÇÕES URBANAS DE PORTO ALEGRE
- Seminário Mobilidade, Moradia e Reforma Urbana
- Agricultura familiar, produção ecológica e MST
- Porto Alegre Precisa Defender Suas Novas AEIS
-
Junte-se a 115 outros assinantes
Rede Amigos da Terra Brasil
- Contra Ponto
- Comitê Popular da Copa
- Utopia e Luta
- Instituto Biofilia
- MAB
- Rede Jubileu Sul
- Apedema –RS
- Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais
- Centro de Apoio Sócio Ambiental
- Rede Brasileira de Justiça Ambiental
- Marcha Mundial das Mulheres
- Instituto Econciênscia
- Fórum Carajás
- Radio Mundo Real
- MST
- CAentro de Estudos Ambientais
- Festa da Biodiversidade
Deixe um comentário