Alarmantes rumores em Cancun sobre um texto mexicano secreto que poria um fim ao Protocolo de Quioto, levando a 5°C de aquecimento global


 

Conferência de imprensa hoje, 13h30min, Luna, Azteca building, Moon Palace, Cancun, México

CANCUN, MÉXICO, 3 de dezembro de 2010 – Rumores sobre um suposto texto secreto que poderia substituir o Protocolo de Quioto pelo Acordo de Copenhague, levando a um perigoso e inaceitável aumento de 5°C, no aquecimento global, começou a circular em Cancun.

Funcionários de ministérios estão agora a planejar sua chegada antes do alto escalão, que estava programado para próxima semana. Alguns analistas esperam que a Presidência do México apresente o texto secreto aos Ministros antes da noite de sábado.

Os defensores da sociedade civil, responderam aos rumores, pedindo que os delegados rejeitem qualquer tentativa de introduzir este texto na conferência. Substituir as metas de emissão global, que supostamente devem ser negociadas sob o Protocolo de Quioto, por promessas não vinculantes de um acordo, poderia, de acordo com uma análise das Nações Unidas divulgado em 23 de novembro, levar o planeta a uma mudança devastadora, no fim deste século, com aquecimento além de 5°C.

Há uma clara maneira das negociações das Nações Unidas funcionarem e terem sucesso. Vimos isso nas negociações de biodiversidade. E vimos isso na Convenção do Clima quando Quioto foi ratificado. Mas não vimos isso em Copenhague e não estamos vendo isso aqui. Sem um processo justo nós não teremos um resultado justo. Nós não podemos deixar Cancun virar Copenhague”. Afirmou Chee Yoke Ling da Third Work Network.

“A única maneira de evitar o impacto das alterações climáticas é agregar, as metas de redução de emissão com base científica e, então reparti-las de uma maneira justa entre os países. Isso foi acordado no âmbito das negociações do Protocolo de Quioto. A substituição do Protocolo de Quioto por um sistema de garantia baseado no acordo de Copenhague seria devastador para o clima e para as pessoas. Seria injusto e inaceitável”. Afirmou Nnimmo Bassey, presidente da Amigos da Terra Internacional.

“Mesmo num mundo com 3°C a mais, poderíamos condenar milhões de pessoas pobres a um futuro devastador de fome, destastres naturais e aumento de conflitos. Firmar o Acordo de Copenhague expõe a todos a esses riscos e a algo pior. Por mais que 5° C de aquecimento possa ocorrer de acordo com com as pesquisas da UNEP. Eu não acho que o governo mexicano gostaria de ser responsável por estabelecer um sistema que isola as perigosas mudanças climáticas, ao invés de interrompe-las”. Afimou Sivan Karta, cientista senior do Stockholm Environment Institute.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: