AS VOZES DOS POVOS: MOBILIZAÇÕES EM CANCUN (4/12)

COMUNICADO DE IMPRENSA

Amigos da Terra Internacional

 

 CANCUN, MÉXICO, 4 de dezembro de 2010 – Para assegurar que as vozes e as demandas dos povos sejam ouvidas durante as negociações do clima da ONU, que estão acontecendo em Cancun, Amigos da Terra Internacional está participando em várias mobilizações.

 

Domingo Lechón de Amigos da Terra México, um dos grupos que organiza as mobilizações, disse: “É importante que as partes que dedicam cada dia às negociações oficiais também escutem o povo na rua, quem sofre diariamente os efeitos da mudança climática. Queremos denunciar as propostas negativas e o desequilíbrio nas relações de poder devido ao poder que exercem as empresas nas negociações. É por isso que organizamos para que milhares de pessoas cheguem a Cancun, e nós vamos assegurar de que suas vozes sejam ouvidas”.

 

Em Cancun, Amigos da Terra Internacional trabalha com aliados estratégicos e organizações com uma visão similar. Esta semana, membros de Amigos da Terra de todo o mundo participaram em discussões durante a Conferência Sul-Sul sobre Justiça Climática e Financiamento Climático, organizada pelo Jubileu Sul, a Aliança Panafricana pela Justiça Climática (PACJA) e grupos de Amigos da Terra da América Latina e Caribe, que terminou em 5 de dezembro.

 

Desde o dia 3 chegam a Cancun, caravanas de todo o mundo com milhares de pessoas que participarão nas mobilizações e ficarão no acampamento Campesino e Indígena em Cancun, organizado pela Via Campesina e Amigos da Terra Internacional.

 

São várias as atividades planejadas em Cancun, para os próximos dias em que participará Amigos da Terra Internacional:

– O Fórum Mundial pela Vida e Justiça Ambiental, organizado pela Via Campesina, a Assembleia Nacional de Afetados Ambientais, o Movimento de Libertação Nacional, o Sindicato Mexicano de Eletricistas e contará com o apoio de Amigos da Terra Internacional, de 5 a 10 de dezembro.

 

Cerimônia de abertura: sábado 4 de dezembro, 9 horas.

– Marcha pela Vida e Justiça Climática da Via Campesina, no domingo 5 de dezembro às 10h, saindo do Acampamento da Via Campesina até a Praça da Reforma (Avenida Tulum), centro de Cancun.

Amigos da Terra Internacional se soma a esta marcha dos povos indígenas e comunidades afetadas pela mudança climática, que mostrará às pessoas de Cancun, por que estão aqui e o que farão nos próximos dias.

 

– Fórum Internacional por Justiça Climática – Diálogo Climático, organizado pelo Diálogo Climático – Espaço Mexicano, de 5 a 10 de dezembro.

 

Cerimônia de abertura: domingo 5 de dezembro, 9 horas.

 

Miles de Cancun, uma mobilização conjunta convocada pela Via Campesina, a Marcha Mundial de Mulheres e Amigos da Terra Internacional, que terá lugar nas ruas de Cancun, na terça-feira  7 de dezembro, e em diversos  países de todo o mundo. O objetivo desta convocatória é dar visibilidade ao movimento por justiça climática, organizando miles de protestos e ações para rechaçar as falsas soluções.

– Dia de ação mundial contra o Banco Mundial, quarta-feira 8 de dezembro.

Amigos da Terra Internacional apóia a inclusão nos textos de negociação do clima, das propostas apresentadas pela Bolívia, como resultado do Acordo de Cochabamba. As demandas para rechaçar o comércio de carbono e em apoio aos direitos comunitários (tribunais e referendos de justiça climática) devem contar com o apoio de todas as partes como um acontecimento legítimo e progressista nas negociações da ONU.

 

Localização dos eventos em Cancun:

(em espanhol)

 

– Acampamento Campesino e Indígena da Via Campesina: Unidad Deportiva “Jacinto Canek,” intersección de Av. Tulum y Av. Chichen Itza, centro de Cancún.

 

– Foro Mundial por la Vida y la Justicia Ambiental: Unidad Deportiva “Jacinto Canek,” intersección de Av. Tulum y Chichen Itza, centro de Cancún.

 

– Foro Internacional de Justicia Climática – Diálogo Climático: En la Casa de Cultura y los alrededores, SM21, centro de Cancún.

 

POR MÁS INORMACIÓN

 

-Marlijn Dingshoff, coordinadora de prensa de Amigos de la Tierra Internacional, media@foei.org, +52 (+1 desde fuera de México) 998 108 03 78

-Hector de Prado, Coordinador de movilizaciones en Cancún de Amigos de la Tierra Internacional: hector@motherearth.org +52 (+1 desde fuera de México) 9981080199

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: