Esporte, Paixão e Negócio

Esporte, Paixão e Negócio

O Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas promove nesta quinta (19/4) o debate Esporte, Paixão e Negócio, com o lançamento do dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro (detalhes no convite anexo).

Na mesa, mediada por Marcelo Edmundo da Central dos Movimentos Populares, estarão presentes a Relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik, o Professor do IPPUR/UFRJ, Orlando Santos Júnior, e o Presidente da Associação de Moradores da Vila Autódromo, Altair Antunes Guimarães, que enfrenta o seu terceiro processo de remoção em quatro décadas.

Eu vivia na Ilha dos Caiçaras, que era uma comunidade que tinha perto da Lagoa Rodrigo de Freitas, mas tiraram a gente de lá em 1969, quando eu tinha 14 anos. Depois tive que ir pra Cidade de Deus, que na época tinha acabado de ser criada justamente para abrigar o povo que eles expulsavam da Zona Sul. Depois, fui expulso da CDD no meio da década de 90 para a construção da Linha Amarela, na época em que o Conde era prefeito. Aí vim para a Vila Autódromo e, mais uma vez, querem me tirar daqui.

A história de Altair é a síntese da forma como o poder público intervém no espaço ocupado por famílias de baixa renda no Rio de Janeiro. Uma lógica segregadora que vem se repetindo, com maior ou menor intensidade, ao longo da história, e que agora volta com toda força legitimada pelos grandes eventos esportivos. Os Comitês Populares da Copa não acreditam em desenvolvimento que viole os direitos humanos, por isso mais uma vez convoca a sociedade para participar desse debate.

Quinta, 19 de Abril, às 18h30
Auditório do Clube de Engenharia – Av. Rio Branco 124, 25° andar – Centro, Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: