Declaração contra a Captura Corporativa da ONU

Estimad@s amig@s,

A Conferência da ONU Rio+20 sobre Desenvolvimento Sustentável se aproxima rapidamente. Em junho deste ano se esperava que os governos do mundo aprovassem uma declaração que deveria dar conta e propor soluções a crises múltiplas que enfrenta o mundo de hoje, em torno a assuntos como energia, alimentação, clima e finanças.

Entretanto, o que vemos surgir do processo prévio de negociações preparatórias não aponta em absoluto nessa direção. O rascunho do documento de acordos para a Rio+20 reforça o papel do mundo empresarial como promotor da denominada economia verde, mas não diz nada sobre o papel das empresas na geração da crise financeira, climática, alimentar e outras. Ao invés de discutir medidas a serviço do interesse público, a ONU e seus Membros estão dedicados somente a formular propostas que beneficiam a determinadas companhias e setores empresariais, e pressionam por reformas nas políticas públicas a fim de colocar seus lucros acima dos direitos dos povos.

Amigos da Terra Internacional (FoEI-ATI), Via Campesina, Jubileu Sul/Américas, Transnational Institute (TNI), Rede do Terceiro Mundo (TWN), Corporate Europe Observatory, Marcha Mundial das Mulheres, Polaris Institute, SERPAJ-AL (Serviço de Paz e Justiça na América Latina) e Conselho de Canadenses se propõem a alertar a opinião pública a cerca de que este resultado se deve em grande parte à captura corporativa da ONU e de muitos de seus Membros pelo setor empresarial. O lobby dos grupos de pressão empresarial no cerne das negociações da ONU conseguiu bloquear a discussão e aprovação de soluções efetivas a problemas associados às mudanças climáticas, à produção de alimentos, às violações dos direitos humanos, ao abastecimento de água e a temas relativos a saúde, pobreza e desmatamento. A influencia enorme que exercem os grupos de pressão empresarial e seus lobistas e os conseqüentes desequilíbrios de poder existentes em alguns espaços de negociação, atentam contra a democracia e com demasiada frequência determinam o adiamento, o enfraquecimento, ou bloqueio de avanços urgentemente necessários em torno de assuntos vitais para a justiça social e ambiental no âmbito internacional.

Exemplos recentes dessa captura corporativa no contexto da Rio+20 incluem uma conferência de indústrias a portas fechadas na Holanda, respaldada pela ONU e alguns de seus Membros, e publicizada como uma “Consulta empresarial e do setor industrial com governos e sociedade civil”, centrada na agenda da ‘economia verde’ [1]. Já não faz falta perguntar quem está no poder hoje em dia: não são mais os governos que consultam as empresas, agora são as empresas que consultam os governos. Outro exemplo de captura corporativa são os Prêmios Mundiais de Negócios e Desenvolvimento (World Business and Development Awards) [2] que este ano serão entregues no dia anterior à sessão inaugural da Conferência do Rio em junho, outorgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) junto com a Câmara Internacional de Comércio (ICC – célebre por seu lobby contra quaisquer medidas progressistas que pudessem ser colocadas a serviço do interesse público), oferecendo assim uma grande oportunidade de alto perfil midiático para a ‘maquiagem verde’.

Consideramos que chegou o momento de por um ponto final a esta captura corporativa. Se estás de acordo com a necessidade de por um ponto final à captura corporativa da ONU, assina por favor em adesão à declaração conjunta da sociedade civil e soma-te a campanha de ‘recaptura’ da ONU.

Podes encontrar a declaração e aderir a ela em: http://www.foei.org/en/get-involved/take-action/end-un-corporate-capture

Difunde por favor este chamado a adesões entre tuas redes e parceiros.

Obrigado,

Nnimmo Bassey, presidente dos Amigos da Terra Internacional, em nome dos promotores desta declaração

[1] http://www.uncsd2012.org/rio20/index.php?page=view&type=13&nr=615&menu=46

[2] http://www.uncsd2012.org/rio20/index.php?page=view&type=13&nr=615&menu=46

Anúncios

Uma resposta para “Declaração contra a Captura Corporativa da ONU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: