ONG lança campanha para limitar influência de empresas na ONU

Folha de São Paulo

No Dia Mundial do Meio Ambiente, e a duas semanas da Rio+20, no Rio de Janeiro, o movimento Amigos da Terra Internacional inicia campanha exortando a ONU a limitar a influência das corporações multinacionais nos seus processos de tomada de decisão.

O grupo lançou uma petição pública online pedindo que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, adote os passos para “liberar a ONU da captura corporativa”.

Segundo a Amigos da Terra, mais de 335 organizações da sociedade civil representando milhões de pessoas em todo o mundo já assinaram a declaração conjunta denunciando “a dominação corporativa das Nações Unidas”.

Os assinantes pedem uma resposta pública da ONU de que sua prioridade é servir o interesse público e não o interesse de empresas, e que a ONU tomará passos concretos para limitar a influência empresarial e da indústria nas decisões.

“Nós temos claros e problemáticos exemplos de como grandes corporações e grupos de lobby corporativo exercem uma crescente e inaceitável influência nos processos de tomada de decisão da ONU,” afirma Paul de Clerck, coordenador da campanha.

“Nós estamos exigindo uma resposta formal do secretário-geral da ONU e dos Estados-membros da ONU, nós queremos que o lobby corporativo seja freado na ONU, detendo as parcerias entre ONU e empresas, começando pelas companhias envolvidas em violação de direitos humanos, e introduzindo normas globais para responsabilizar as empresas por seus impactos negativos”,disse Clerck.

“Os povos estão recuperando a ONU da influência do grande negócio e chamando os governos a reafirmar sua prerrogativa principal de servir ao interesse público. Amigos da Terra Internacional participará da Cúpula dos Povos no Rio para destacar que o sistema precisa mudar, a fim de resolver a crise atual,” afirma Lucia Ortiz, coordenadora do Programa de Justiça Econômica dos Amigos da Terra Internacional.

Acesse o site

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: