A medíocre manipulação da RB$

CUIDADO. As imagens a seguir são fortes.

Imagem| Foto: Elson Sempé Pedroso

Na tarde de ontem, durante uma reunião do Bloco de Lutas Pelo Transporte Público, houve um boato de que uma jornalista da RBS estaria dentro do prédio da Câmara dos Vereadores para obter imagens da ocupação. Há dias estava consensuado em Assembléia do Bloco que não seria autorizado que a RBS fizesse imagens da ocupação ou dos respectivos integrantes do Bloco. Por essa mesma razão, uma equipe da RBS fora impedida de entrar na ocupação anteriormente.

Para não sermos atropelados pelo senso comum mafiomidiático, lembramos que o direito de imagem é assegurado pelo Código Civil, em seu capítulo II, Artigo 20:

Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais”.

Enfim, vários manifestantes descontentes com a suposta presença do monopólio sul-riograndense foram em direção ao local em que estaria a jornalista e nesse momento depararam-se com o presidente da Câmara, Thiago Duarte. Iniciou-se aí um bate-boca entre os manifestantes e o presidente da Câmara que supostamente teria sido o responsável pela entrada da jornalista. Apesar da confusão, em nenhum momento houve agressão física, como comprovam um vídeo feito pelos integrantes do Bloco, bem como pelas próprias fotos tiradas pelo fotógrafo da Câmara dos Vereadores, Elson Sempé Pedroso, o qual também disse à Zero Hora ter sido agredido.

Uma questão juvenil paira no ar: se foram agredidos, por que a melhor imagem escolhida pelo fotógrafo mostra apenas o presidente da Câmara em frente a dois manifestantes? Não seria mais interessante que a foto mostrasse o exato momento em que os 15 manifestantes violentíssimos agrediam a ambos com empurrões e chutes?

Algo que talvez não tenha ficado muito claro é o motivo pelo qual o Bloco optou por restringir a entrada da RB$, já que meios alternativos e, inclusive a TVE ,têm acesso ao local da ocupação. A acertada posição adotada pelo Bloco deriva do papel histórico que a RB$ desempenha em suas coberturas levianas e mentirosas acerca dos movimentos sociais.

Mais uma vez, essa tradição da Zero Hora quase gerou uma situação que colocaria em risco a vida de centenas de manifestantes, uma vez que a conivência da RBS com o poder político instituído fez com que ela divulgasse uma notícia “jornalística” mentirosa intitulada: “Manifestantes agridem presidente da Câmara de Porto Alegre e um fotógrafo”. Essa matéria além de não ouvir os manifestantes, fazia uma afirmação leviana sobre um fato que nenhum “jornalista” da RB$ havia acompanhado.

Em função desse factóide, o pedido de reitegração de posse, com o auxílio do BOE, esteve muito próximo de ocorrer com o plenário repleto de manifestantes, inclusive crianças.

Por volta das 19:30 ainda de ontem, publicamos em nosso Facebook a notícia “jornalística” feita pela RB$ que havia desencadeado toda a verdadeira confusão. Qual não foi nossa surpresa ao sermos avisados, hoje pela madrugada, que a matéria tinha sido alterada! Do título mentiroso citado anteriormente, a RB$ o modificou para “Presidente da Câmara de Porto Alegre e fotógrafo dizem ter sido agredidos por manifestantes”. O mais hilário disso tudo é que eles acrescentaram à matéria a fala de um advogado do movimento, o qual não havia sido procurado na primeira publicação da notícia na tarde de ontem. Mais lamentável ainda é que, apesar de todas essas alterações, nem sequer modificaram o horário da publicação da notícia, o qual foi mantido em “17h34”.

Vejam isso: dois links diferentes direcionam para um mesmo lugar: a mentira!

Manifestantes agridem presidente da Câmara de Porto Alegre e um fotógrafo”

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/07/manifestantes-agridem-presidente-da-camara-de-porto-alegre-e-um-fotografo-4198570.html

“Presidente da Câmara de Porto Alegre e fotógrafo dizem ter sido agredidos por manifestantes”

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/07/presidente-da-camara-de-porto-alegre-e-fotografo-dizem-ter-sido-agredidos-por-manifestantes-4198570.html

15310018

Anúncios

14 respostas para “A medíocre manipulação da RB$

  • Orestes

    AINDA BEM QUE TEM GENTE ATENTA PARA MOSTRAR A VERDADE PQ A GRANDISSIMA MAIORIA DESSE POVO SEM CULTURA ACREDITA EM TUDO O QUE A GLOBO E SUAS AFILHADAS PUBLICAM !!!

  • Renato Vieira Voguews

    Este é um procedimento antigo, autoritário e anti-democrático. Classificar a mídia, e pior, selecionar quem tem acesso ou não aos eventos é fruto do fascismo tão bem representado neste caso pelos invasores da câmara. Lamentável. Ainda bem que vocês estão longe e bem longe da possibilidade de assumir qualquer tipo de papel que defina decisões. Abaixo a CENSURA.
    Renato Vieira Voguews

  • Marcelo Santos

    Selecionar a mídia que vai cobrir o evento ou definir a pauta é coisa de filhotes da ditadura.

  • avelino ramos rodrigues

    Parabéns ao movimento, que não tem mesmo que deixar a RB$ fazer cobertura nenhuma, já que ela SEMPRE distorce os fatos, portanto, não é isenta.

  • Luís Sá

    Curioso é que os “filhotes” Marcelo Santos e Renato Vieira não se utilizam de uma palavra para defender a sacrossanta e “democrática” RBS e tampouco suas atitudes fascistas.
    Os ocupantes e não invasores fazem assembleias e são elas que definem como, quando e o que será será feito.
    Para as elites dominantes deste país isto deve ser muito chato mesmo.
    Saudações à família dos filhotes . . .

    • Marcelo Santos

      Estes ocupantes fazem assembleia representando quem mesmo? E, pelo amor de Deus, não me venham dizer que representam o povo pois eu não dei procuração para ninguém e não conheço ninguém que tenha dado.

      • Luís Sá

        Não tenho autorização para falar em nome do Bloco de Luta pelo TRANSPORTE PÚBLICO, mas uma coisa é certa: eles não te representariam, nem se tu te atrevesse a passar-lhes uma procuração. Aliás, nem o senhor deve conseguir se representar.

        E antes de escrever mais bobagens, vá estudar um pouco, pois talvez o senhor descubra o que é o Bloco de Luta . . .

        E sobre a RBS, surgiu alguma prova de defesa neste ínterim?

  • Luciano

    A RBS pode ser FDP, mas quem se arroga no direito de escolher quem pode fazer ou não cobertura jornalística na Câmara é pior. Usam de argumentos jurídicos e no entanto ferem princípios democráticos que é a garantia de imprensa livre. O direito só é bom quando lhes favorece? Para mim isso é ditatorial e fascista.

  • m

    Assembleia de quem mesmo?

  • cristina

    Me admiro que a RBS ainda dá voz pra um movimento ditatorial desses, que depende da grande mídia para ser ouvido. Já que vai ser criticada de qualquer jeito, deveria era ignorar a existência desse bando de playboy que não trabalha e só quer aparecer. Não querem atender nem permitir a entrada da grande imprensa e depois reclamam que a mesma não ouviu os dois lados. Concordo que faltou um “dizem” no título e uma correção no momento em que ele foi mudado. Tirando isso, como que vai ouvir os dois lados se eles não querem falar? E como saber se o presidente está mentindo se os jornalistas não podem acompanhar o que acontece lá dentro? Não faz sentido. Não deixam entrar e ainda querem que os jornalistas tenham uma bola de cristal e um detector de mentiras. E esse é só mais um artigo escrito por um jornalista recalcado e frustrado que nunca conseguiu passar em uma seleção da RBS. Não assinou por quê?

  • Carlos Camargo

    O trabalho da imprensa não pode ser impedido, especialmente num lugar público como a Câmara de Vereadores!
    A população tem o direito de saber – pelo meio de Comunicação que ela escolher – o que acontece lá dentro, já que o local é mantido com o dinheiro de impostos!
    Impedir o trabalho da imprensa também é censura!
    Não são vocês que adoram evocar a ditadura???
    Meio de Comunicação bom é só aquele a favor de vocês???
    E hoje em dia, não existe monopólio!
    O governo federal gasta milhões pro mês pra manter a EBC, com tv e rádio! Por que vocês não reivindicam espaço pra falar lá???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: