COMUNICADO DE IMPRENSA: ONGs pressionam a empresa de água israelense Mekorot

Amigos da Terra Internacional

Março de 2014

Amsterdam, Holanda, 20 de março de 2014 – A organização ambientalista Amigos da Terra Internacional anunciou no dia 20 de março seu apoio à campanha que denuncia a as práticas discriminatórias da empresa de água estatal israelense, Mekorot, nos territórios Palestinos ocupados [1].

No dia 22 de março, Dia Internacional da Água, começou a campanha “Semana de ação contra a Mekorot”, organizada por PENGON-Amigos da Terra Palestina e outras organizações palestinas.

“O acesso à água potável para os palestinos é um grande problema, em grande medida devido às políticas discriminatórias da empresa estatal israelense de água”, afirmou Jagoda Munic, presidenta dos Amigos da Terra Internacional.
A “Semana de ação contra a Mekorot” tem o objetivo de fazer uma maior pressão nos Governos e empresas para que boicotem a Mekorot e “responsabilizem a empresa por suas políticas e práticas discriminatórias na Palestina”.

Em dezembro de 2013, a maior empresa abastecedora de água potável da Holanda, Vitens, abriu um precedente ao decidir que, devido a seu compromisso com o direito internacional, devia retirar-se do acordo de cooperação com a Mekorot [2].

“Muitas comunidades palestinas não têm acesso à água potável adequada para o consumo devido à apropriação dos colonos israelenses dos recursos hídricos, além das políticas e práticas israelenses que negam aos palestinos o direito humano à água”, sustentou o Dr. Ayman Rabi de PENGON-Amigos da Terra Palestina.

Todos os assentamentos israelenses na Cisjordania estão conectados à rede de água da Mekorot. Muitas dessas pessoas têm, inclusive, piscinas, enquanto ao redor de 15% da população palestina carece de abastecimento de água [3].
A comunidade internacional considera que a construção de assentamentos israelenses em territórios ocupados por Israel são ilegais de acordo com os preceitos do direito internacional [4].

PENGON afirma que a Mekorot viola o direito internacional ao servir-se dos recursos hídricos presentes nos Territórios Palestinos Ocupados para abastecer os assentamentos israelenses ilegais, além de discriminar sistematicamente a população palestina, negando a ela o acesso à água [5].

Por essa razão, Amigos da Terra Internacional somou-se aos pedidos mundiais aos Governos, às empresas de serviços, públicas e privadas, bem como aos investidores de todo o mundo para que impeçam ou ponham fim a todos os contratos e acordos de cooperação com a Mekorot.

 

Para mais informações, é possível contratar:

Jagoda Munic, presidenta dos Amigos da Terra Internacional:
+385 98 17 95 690 (celular da Croácia) ou: jagoda@zelena-akcija.hr
Dr. Ayman Rabi, presidente de PENGON-Amigos da Terra Palestina: ayman@phg.org

Notas dos editores:

[1] Para mais informações sobre a Semana de ação contra a Mekorot: http://www.stopmekorot.org

[2] Para mais informações: http://www.nltimes.nl/2013/12/11/dutch-water-firm-cuts-relations-israels-mekorot/

[3] Para mais informações é possível ler nossa publicação: ‘Water injustice in Palestine’: http://www.foei.org/en/resources/publications/pdfs/2014/Water-injustice-in-Palestine.pdf/view

[4] Para mais informações:
http://www.ohchr.org/Documents/HRBodies/HRCouncil/RegularSession/Session19/FFM/PR_FFM_31012013_en.pdf

[5] Para mais informações:
http://www.foei.org/en/resources/publications/pdfs/2013/environmental-nakba-environmental-injustice-and-violations-of-the-israeli-occupation-of-palestine.pdf

 

Anúncios

Uma resposta para “COMUNICADO DE IMPRENSA: ONGs pressionam a empresa de água israelense Mekorot

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: