Reforma Urbana de Verdade na CasaNat

IMG-20150331-WA0010 2222222

O encontro iniciou pela manhã e se estendeu até aproximadamente às 15h na sede do Amigos da Terra Brasil

Recebemos na CasaNat o coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, juntamente com alguns parceiros de organizações e ocupações de Porto Alegre. A proposta foi criar um espaço de troca de ideias e debate sobre a resistência urbana em nosso país, sobre os 4 anos do início do processo inicial do Comitê Popular da Copa do Mundo, as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, além do contexto político atual e outras pautas.

Guilherme Boulos esteve em Porto Alegre convidado pelo ANDES para uma palestra e aproveitou para visitar a CasaNat. Neste momento foi possível questioná-lo sobre diversas questões da conjuntura nacional e trocar impressões sobre a capital gaúcha.

IMG-20150331-WA0009

Almoço de confraternização

Segundo Boulos, Porto Alegre tem um problema ocupacional gravíssimo que reproduz a lógica comum no Brasil de especulação imobiliária e aumento de alugueis. No entanto, acredita que a luta segue forte por aqui – “Porto Alegre têm também sido palco de processos de resistência, várias ocupações têm ocorrido desde 2012 e se organizado com o Fórum de Ocupações. Inclusive tivemos uma vitória agora na Câmara Municipal com as Áreas Especiais de Interesse Social”.

Quando questionado sobre a atuação do MTST em Porto Alegre, Boulos respondeu: “Nós, do MTST, achamos que é fundamental reforçar, fortalecer e intensificar a luta aqui em Porto Alegre. Por isso a proposta de iniciar a organização do MTST no Rio Grande do Sul, buscando construir um processo de luta por moradia digna, que é uma demanda mais do que necessária. Os programas habitacionais deram a informação de que aqui o Minha Casa Minha Vida não produziu nem dois mil moradias em seis anos, o que em uma cidade como Porto Alegre é um descalabro”. Por fim, concluiu: “A proposta do movimento é fortalecer a luta por Reforma Urbana e o direito à cidade, por uma cidade democrática onde as pessoas não sejam excluídas, uma cidade onde a mercadoria não prevaleça sobre o direito. Esta é a proposta, e nos próximos meses Porto Alegre terá novidades com a bandeira do MTST”.

IMG-20150331-WA0011

Construindo a luta da Moradia Popular

Texto: Vinícius Zuanazzi

Fotos: Fernando Costa

Anúncios

Uma resposta para “Reforma Urbana de Verdade na CasaNat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: