Vigília Contra a Mudança do Código Florestal Brasileiro

Durante a noite de ontem, 18, marcamos nossa posição contrária à proposta de aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. A vigília, realizada em frente à Assembléia Legislativa de Porto Alegre, levou até a Praça da Matriz dezenas de integrantes, simpatizantes e ativistas de vários movimentos e organizações sociais que lutam por um mesmo objetivo: a construção de um mundo melhor.

Na vigília expressamos as razões pelas quais somos contrários à alteração do Código Florestal (CF), através da exposição de faixas, cartazes e vídeos didáticos.

A reformulação do CF surge como um agravo à atual situação caótica das áreas urbanas e rurais: aumento da poluição, decréscimo acentuado da biodiversidade, perda de solo em função da erosão, dentre muitos outros impactos relacionados.

As máscaras colocadas nas estátuas do monumento em homenagem a Júlio de Castilhos representam a crescente queda de nossa qualidade de vida. Nosso ar está cada vez mais irrespirável, nossas cidades cada vez mais congestionadas e nossas matas e florestas cada vez mais devastadas, tudo em função de nossos hábitos disfuncionais.  Mesmo assim, a proposta do novo CF leva adiante alterações que, se aprovadas, representarão um retrocesso nas políticas públicas de sustentabilidade e de adequação à nova realidade planetária que desponta no século XXI.

A manifestação na Praça da Matriz foi a ação em que pudemos demonstrar em quais princípios estão fundamentados a nossa causa, a qual é política, social e ambiental. O pensamento ecológico, por ter uma compreensão sistêmica da realidade,  é consciente de que todos os elementos estão, direta ou indiretamente, inter-relacionados, portanto fazem parte de um mesmo organismo vivo. Dessa forma, qualquer intervenção que seja feita de maneira irrefletida ou atendendo a interesses de modo unilateral, sem dúvida trará desequilíbrios severos a todo o complexo.

Os Amigos da Terra Brasil gostariam de agradecer enormemente à participação de todos e todas que colaboraram e colaboram  para que sigamos essa luta!

 

Anúncios

Uma resposta para “Vigília Contra a Mudança do Código Florestal Brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: