REDD e FAS no Amazonas

No dia 27 de agosto, os Amigos da Terra participaram de mais uma iniciativa do Fórum sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social (http://fmclimaticas.org.br), que articula Pastorais Sociais da CNBB, Movimentos Sociais e Entidades da sociedade civil das diversas regiões do Brasil.

O Seminário Regional sobre Mudanças Climáticas na Amazônia, que aconteceu de 25 a 27 de agosto de 2011, foi o terceiro seminário regional, refletindo e provocando ações no bioma Amazônia. Neste foi destacada a realidade dos estados do Amazonas e Roraima, com a presença de cerca de 80 lideranças e representantes das comunidades de diversos estados da Amazônia.

O tema da oficina dos Amigos da Terra Brasil foi “desenrreddando REDD”, abordando os instrumentos e os ajustes das políticas públicas para o capitalismo verde. Foi tratada a relação com o Código Florestal, as leis que privatizam as terras públicas e os bens comuns, e a tragédia da mercantilização da vida para as comunidades tradicionais. Essas comunidades, hoje afetadas, nos ensinam a viver os valores de solidariedade e em harmonia com a natureza.

Estes temas são tratados no testemunho dado por Marta Valéria, liderança da CPT do Amazonas aos Amigos da Terra Brasil. Ela conta sobre a situação das políticas de REDD e da privatização das áreas públicas de unidades de conservação, concedidas para a  gestão da fundação empresarial FAS (Fundação Amazonia Sustentável), como um exemplo do uso das mudanças climáticas como justificativa para o avanço das opções de mercado, sem de fato enfrentá-las ou valorizar as populações que o fazem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: